Pesquisa elaborada pelas alunas Sheyla Queiroz e Zaíne Carvalho para a disciplina de PA-HC (Campinas, manhã, 2012).
Quando pensamos em questões de contemporaneidade de edifícios do século 21, encontramos variedades de concepções e ideias expostas tanto em projetosconcretizados, quanto em andamento. Difícil fica escolher o melhor. O conceitode “morar” na atualidade não é o mesmo que no século passado. Um novo conceitode “morar” surgiu e as ideias e inspirações dantes não afloradas, cada vez maisse dão na busca de inovação entre (e até dentro) os movimentos e pensaresabruptos que aos olhos do leigo dificilmente se têm.
O “feito” contemporâneo acaba ganhando uma nova versão dentro dos“padrões” já existente. Com uma arquitetura Brutalista influenciada por Artigas, uma versãosofisticada do brutalismo ganha novos olhares nas mãos dos Arquitetos Vinicius Andradee Marcelo Morettin na região Oeste de São Paulo, na parte boêmia dobairro Vila Madalena em São Paulo.
A Simplicidade com o toque de desejo de fluidez espacial atravessadopela luz, são algumas das características pessoais que o EdifícioFidalga 772 (segundo edifício dos arquitetos) apresenta em suaconcepção. Com um jogo de encaixe tridimensional e seus layouts diferentes, acaba tornando o projeto muito interessante.
VistaFace Sul (principal)
Fonte:Revista AU Ano 26 . Nº 207 . JUNHO 2011
Sua origem ortogonal de um quase “L” perfeito se deve a um dos moradorespresentes no momento de compra de lotes, não ter aceitado a venda. Com isso,foi preciso fazer uma ADAPTAÇÃO do projeto na área disponível de 860 m² e por fim, influenciou a forma e Volumetria do Fidalga 772.
A questão de explorar a paisagem vizinha se tem na Face principal do Edifício.
VistaFachada Sul
Fonte:Revista AU Ano 26 . Nº 207 . JUNHO 2011
Com o uso de Painéis Fórmicos, Caixilhos piso-teto e Vigas de Concretoaparente, vemos as delimitações internas dos apartamentos. O contato do externocom o interno, a interação que há entre eles, mantendo a privacidade entre osresidentes, é muito forte juntamente com a vista panorâmica do local. Um belotrabalho com a sobreposição de todos os materiais e com o vidro se teve para a reflexão do pensamento, visto na Fachada da Face Sul.
A seguir, disponibilizo arquivos (completos e sintetizados) de análise aprofundada sobre este Projeto:
http://www.slideshare.net/sheyqueiroz/edifcio-fidalga-772-andrade-morettin-arquitetos