CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PIANO FORTE RD2B 2002/2003
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP SWIFT
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: P. A. HABITAÇÃO COLETIVA
PROFAS. MARIA CLÁUDIA OLIVEIRA E PAULA FRANCISCA
DATA: 29/02/202
O condomínio residencial Piano Forte transformou o destino do município de Wettingen, na Suíça. O que antes era uma região predominantemente industrial, tornou-se cenário da proliferação de habitantes plurifamiliares.
O conjunto é formado por três edifícios baixos dispostos ao redor de um parque. A disposição dos prédios em “U”, voltados para um parque central, teve como intuito minimizar o barulho das indústrias.
As unidades residências podem ser acessadas pelo parque ou pelo estacionamento subterrâneo implantado sob ele, cuja planta se estende às circulações verticais de cada edificação.
Um dos aspectos bem resolvidos do projeto é o estacionamento do condomínio que, apesar de ser subterrâneo, desfruta de luz e ventilação naturais.
Segundo os arquitetos, o ponto de partida foi desenvolver um conceito forte e interessante do projeto parque, a princípio, ninguém estava disposto a construir residências naquela área.
As fachadas principais dos edifícios são compostas por painéis de vidro e de madeira dispostos em diferentes planos, criando superfícies compassadas que transmitem ritmo e movimento.
Apesar de localizado em uma região industrial, o terreno fica em uma área privilegiada de Wettingen, próximo a um rio e a equipamentos públicos como uma grande piscina como uma grande piscina e áreas esportivas. Esse aspecto, segundo os arquitetos, favoreceu a consolidação e o êxito do projeto. Uma aposta que deu certo.
INTREGRANTES:
RAFAELA CERDERA DA SILVA RA: A74159-3
MONICA KITABATAKE NUNES RA: A98250-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário