domingo, 25 de março de 2012

Edifício 4x4



        Edifício 4X4 já começa com um nome fora do padrão. Mas nem por isso sem explicação: as unidades do prédio são construídas em módulos de 4X4m, o que facilita bastante na hora de montar a planta. O Esse edifício fica na rua Cristiano Viana, em Pinheiros, SP.


        O terreno é estreito na porção frontal e abre-se na parte posterior. Além disso, apresenta grande aclive, com dez metros de diferença entre o térreo e a rua, a solução encontrada pelo arquiteto foi fazer dois patamares de garagem e a área da piscina e a metragem dos apartamentos varia de 63m a 552m².


       O grande diferencial do empreendimento ficou por conta de unidades sem nenhum ambiente predeterminado, nem mesmo banheiros ou cozinhas,pois existe mais de uma opção em relação às prumadas de esgoto e com isso possibilitou a livre escolha das áreas molhadas. Para isso o arquiteto disponibilizava 9 tipos de plantas. Assim a circulação nos corredores internos do prédio, variam de acordo com a tipologia dos apartamentos, que possuem planta livre.

       Também optou-se por uma pequena variedade de materiais e uma grande harmonia entre eles, de pouca manutenção e preço acessível. Chão de cimento, cubeta aparente, arenito no piso, pastilha cerâmica, caixilhos de alumínio e madeira na estrutura metálica do guarda-corpo.

        A implantação favorece todas as unidades, pois todas elas têm pelo menos um dos lados para a face norte.





Fixa técnica:
Edifício 4 x 4
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2006
Conclusão da obra 2008
Área do terreno 1.063 m2
Área construída 4.010 m2
Arquitetura Gui Mattos (autor); Fábio Mendes (colaborador); Andréa Brito, Carla Braga, Carolina Mello e Marcelo Vessoni (equipe); Stein & Luz (perspectivas)
Luminotécnica Laura Larrubia
Paisagismo André Paoliello
Fundação Apoio
Estruturas Esteng (concreto); Projecta e Construmet (metálica)
Instalações KML
Caixilhos Arqmate
Segurança contra incêndio Ofos
Incorporação Idea!Zarvos/Pombeva
Construção BKO



Link: slide share




Amanda Passos Ferraz
Tony Markuschvsky Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário