quarta-feira, 14 de março de 2012

Edifício Simpatia 236 - Vila Madalena - SP



Edifício Simpatia                                  
Projeto: 2007
Obra: 2008 a 2011
Localização: Rua Simpatia no 236, Vila Madalena, São Paulo, SP, Brasil
Arquitetura: Grupo SP - Álvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davie
Incorporadora: Idea!Zarvos
Terreno: 820 m2 em desnível, com frente para Rua Simpatia e fundos para Rua Medeiros de Albuquerque. Área construída: 3.000 m2 – área comum e 13 unidades.
http://www.google.com.br

Edifício residencial cujo projeto partiu da premissa ao respeito à topografia e ao entorno. Implantado num terreno de acentuado declive possui uma laje principal na qual o prédio parece flutuar. Sobre ela surgem os dois blocos de apartamentos e abaixo as áreas comuns e estacionamentos. O acesso se concretiza através de uma passarela onde o mosaico português te leva da calçada externa até a porta dos apartamentos. É a linguagem urbana se repetindo nas áreas de convívio. Para os veículos uma rampa parte da rua para os dois níveis de estacionamentos.
http://www.arqbacana.com.br
É inevitavél a qualquer pedestre a visão do grande painel que decora a frente do edifício. Feito pelo artista Andrés Sandoval, mede 2,80m x 10m, é sem dúvida uma bela imagem acessível a quem passa. Já na Rua Medeiros de Albuquerque ele se integra à cidade através de uma praça, onde uma árvore e um banco foram oferecidos ao bairro. Obedecendo aos recuos o prédio se molda ao formato do terreno. Possui dois blocos de 8 andares: o Simpatia, com 5 unidades de 95m2 e uma cobertura de 275m2 e o Medeiros com 6 unidades de 113m2 e uma cobertura de 316m2.
http://www.maisamarra.blogspot.com
estilizada por Thais Jirschik.
         Circulação horizontal intuitiva, sem obstáculos visuais.
Vertical composta por escadas e elevadores, que quando chegam aos apartamentos se abrem a uma varanda com vista para o pátio interno, um espelho dágua e ainda um real retrato do bairro.   Essa varanda que os arquitetos denominaram “varanda de convívio” faz a ponte entre os dois blocos e possui o formato de U dando assim um charme à volumetria.
Os apartamentos proporcionam total flexibilidade na divisão dos ambientes, onde a critério do cliente surgem paredes de gesso acartonado. Colunas de infraestrutura e hidráulica próximas dos pilares permitem uma livre localização das áreas molhadas. Essa flexibilidade é visível nas fachadas norte e sul, onde as janelas e a tubulação hidráulica, formam de acordo com a disposição interna de cada unidade, um grande mosaico.
http://www.gruposp.arq.br
Na fachada oeste o destaque fica na composição aleatória dos brises de bambu e na leste varandas vermelhas de estrutura metálica se projetam para fora da fachada. Penduradas em duas grandes vigas metálicas parecem flutuar.  No interior do edifício a volumetria do pátio interno se repete no detalhe em concreto do espelho dágua, que em conjunto com um painel verde dão um agradável sentido ao local.
E é assim, através de grandes detalhes que o Edifício Simpatia se tornou parte da transformação da Vila Madalena.
http://www.slideshare.net/Thaisjir/edifcio-simpatia-236-11894360

Referências
  • Revista AU, São Paulo - Edifícios Residenciais: Ano 26, n. 207, p. 54-61, jun. 2011
  • API - Habitação Coletiva Verticalizada - Edifício Residencial Simpatia 236. 4 de setembro de 2011. Disponível em: <http://www.maisamarra.blogspot.com/2011/09edifício-residencial-simpatia-236.html>. Acesso em: fev. e março de 2012.
  • Site do escritório de Arquitetura - Habitacional - Edifício na Rua Simpatia/ Rua Medeiros. Disponível em: <http://www.gruposp.arq.br>. Aceso em: fev. e março de 2012.
  • Portal Arq! Bacana - Grupo SP. 29 e outubro de 2008. Disponível em: <http://www.arqbacana.com.br/arq!aqui/GRUPO+SP.>. Acesso em: fev. e março de 2012.
  • Site Idea Zarvos - Projetos - Simpatia 236. Disponível em: <http://www.ideazarvos.com.br/site/projeto/perfil/14>. Acesso em: fev. e março de 2012.
  • Google Images: Disponível em: <http://www.google.com.br.>. Acesso em: fev. e março de 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário